16,100 km
Ciclovia: Percurso dos Açudes.

Ecovia do Rio Lima.

Início/Fim: Pode começar na Ponte Romana e Medieval de Ponte de Lima - em frente ao Largo de Camões, descer à Alameda de S. João e continuar em direcção a montante. No fim da alameda vai encontrar a capela de S. João, o Percurso dos Açudes começa mesmo ao lado, na margem do rio Lima.

GPS: N41 46.128 W8 35.065

Fim/Início: No recinto da feira de Ponte da Barca, do lado oposto ao Rio Vade.

GPS: N41 48.397 W8 25.491

Extensão: 16.100 metros.
Caracterização do Percurso: Este Percurso estende-se ao longo da margem esquerda do rio unindo o centro urbano das duas vilas minhotas, Ponte de Lima a Ponte da Barca.

O Percurso é aproveitado a partir dos muitos caminhos rurais da beira rio, previamente existentes, em que se efectuaram significativos melhoramentos e algumas zonas completamente novas, nomeadamente as pontes que atravessam os afluentes do Lima, o piso em saibro, o empedrado nas zonas de lazer e os passadiços de madeira.

Fonte: Valimar
Pontos de Interesse: Para além das várias Zonas de Lazer e Parques de Merendas localizados na Ecovia ao longo da margem ribeirinha, desfrute da paisagem proporcionada pelo Lima, enquanto visita o conjunto de Moinhos de Água da Gemieira e o basto património religioso que caracteriza o Alto Minho.
km 00,000: Início: Ponte Romana e Medieval de Ponte de Lima
km 00,300: Capela de S. João
km 00,680: Posto de Observação do Rio Lima.
km 05,600: Área de Lazer da Gemieira.
km 06,300: Moinhos de Água da Gemieira.
km 08,400: Área de Lazer da Gandra.
km 13,400: Mosteiro de Bravães.
km 13,900: Área de Lazer de Bravães.
km 14,000: Fonte Santa.
km 15,100: ETAR de Ponte da Barca.
km 16,100: Fim: Recinto da feira de Ponte da Barca.
km 16,380: Açude do Rio Vade.
km 16,910: Praia fluvial de Ponte da Barca.
Envolvência: O Rio Lima e os seus Açudes, que dão o nome a este Percurso, constituem a principal envolvência desta Ecovia. Mas também os campos agrícolas com as vinhas sob as quais, muitas vezes, passa a Ecovia.
Utilização: É permitido circular a pé, de bicicleta ou a cavalo. Interdita a circulação de veículos motorizados.
Piso e sinalização: O piso é quase todo em saibro consolidado com alguns passadiços de madeira e empedrado nas zonas de lazer. O Percurso entre Oleiros e o recinto da feira de Ponte da Barca é em betuminoso.

Em todo o Percurso existem protecções de madeira para balizamento, sinalização vertical específica, e pontos de informação acerca da Ecovia.

Declive: Embora com algum (ligeiro) "sobe e desce", de um modo geral o Percurso é praticamente plano, tanto mais que se desenvolve quase sempre na margem do rio.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Média/Elevada, considerando a distância e o tipo de piso.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Ponte da Barca

Câmara Municipal de Ponte de Lima

Inauguração: Anterior a 2007.

O Percurso entre a Fonte Santa e o Lugar de Fundo de Oleiros foi construído em 2009. Em 2013 foi requalificado o Percurso entre Ponte de Lima e o Lugar de Bom Sucesso - primeiros 1800 metros. No segundo trimestre de 2014 entrou em funcionamento o Percurso entre o Lugar de Fundo de Oleiros e o recinto da feira de Ponte da Barca.

Notas: Este Percurso está englobado no Projecto Caminhos do Lima, que prevê a construção de várias Ecovias ao longo das duas margens do Rio Lima.
 
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Cavalo/Caballo/Horse Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
GPS
 
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em:   24.Agosto.2014
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #