0,981km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA

Regressar à Ciclovia da Foz do Rio Âncora
 
Bicicleta/Bicycle Caminhada/Caminante/Pedestrian Trotinete/Patinete/Scooter Patins/Patines/Rollerblades Skate/Patineta/Skateboard
BICICLETA CAMINHADA TROTINETE PATINS SKATE
+ No segmento do Parque Dr. Ramos Pereira, a circulação é partilhada com os Peões. No segmento de Ciclovia em frente à Praia, apenas é permitida a circulação de Bicicletas e outros meios suaves de locomoção.
 
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados.
 
Praias de Vila Praia de Âncora e da Gelfa Rio Âncora Parque Dr. Ramos Pereira Jardins Parque de Merendas Parque Infantil Zonas de Descanso e Contemplação Parede de Escalada
PRAIAS RIO PARQUE JARDINS MERENDAS PARQUE
INFANTIL
DESCANSO ESCALADA
Esplanadas Pontos de Água Pontos de Interesse Posto de Turismo Monumento aos Pescadores Forte da Lagarteira Portinho de Pesca de Vila Praia de Âncora Rampa para Barcos
ESPLANADAS ÁGUA PONTOS DE
INTERESSE
TURISMO MONUMENTO FORTE CAIS RAMPA
Suportes de Estacionamento para Bicicletas Parques de Estacionamento Automóvel Iluminação Pública Papeleiras Instalações Sanitárias
ESTACIONAMENTO ESTACIONAMENTO ILUMINAÇÃO PAPELEIRAS WC
+ A Ciclovia começa exactamente onde começa, também, o Passeio Francisco Sampaio que o transporta para Sul, em direcção ao Rio Âncora e à Praia da Gelfa, através de um passadiço de madeira.

+ Seguindo para Norte, no sentido do Caminho de Santiago, tem que atravessar primeiro, todo o Parque Dr. Ramos Pereira. Aqui dispõem de muitas valências de lazer e prática desportiva, entre elas, Jardins, Parque de Merendas, Parque Infantil, Áreas de Descanso e Contemplação, Parede de Escalada, Esplanada, Parques de Estacionamento Automóvel, WC Canino, etc.

+ Continuando o nosso caminho, entramos no Percurso segregado, um pouco antes do Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora, onde pode encontrar, para além de toda a informação turística necessária, Instalações Sanitárias e Suportes de Estacionamento para Bicicletas.

+ Seguindo pela Avenida Dr. Ramos Pereira, a avenida marginal, tem à sua disposição vários acessos à Praia de Vila Praia de Âncora com Pontos de Água, Papeleiras e Iluminação Pública, tudo isto antes de chegar ao Portinho de Pesca e à Rampa para Barcos.

+ Por fim, chegamos ao Forte da Lagarteira onde um restauro, recente, procurou preservar os traços originais do monumento, nas fachadas, vãos, abóbadas e chaminés. Típico exemplo da fortificação marítima portuguesa, de pequenas dimensões, constituindo a defesa de uma praia, núcleo de pesca, e local de refúgio da população.

+ Mesmo em frente, pode apreciar o Monumento de Homenagem do Povo de Vila Praia de Âncora aos pescadores e às suas famílias, às penas no mar e às esperas em terra, às lágrimas de dor e ao pão trazido a cada regresso. (Mário Rocha).

+ A Ciclovia termina aqui, em frente ao Forte da Lagarteira, exactamente onde começa o Percurso do Caminho das Camboas, da Ecovia do Atlântico.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #