Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
0,981km
Ciclovia: Ciclovia da Foz do Rio Âncora.
Caminho de Santiago: Caminho Português da Costa.
Início/Fim: A Ciclovia começa a Sul, na Avenida Dr. Ramos Pereira - Vila Praia de Âncora, junto ao viaduto sob a Linha do Minho, exactamente onde se inicia, também, o Passeio Francisco Sampaio.

GPS: 41º 48' 35.99" N,  8º 51' 34.20" W

Fim/Início: Termina a Norte, no Largo Pedro Bogalho, pouco depois do Portinho de Pesca de Vila Praia de Âncora, junto ao Forte da Lagarteira e, mesmo em frente do Monumento de homenagem aos Pescadores.

GPS: 41° 48' 57.03" N,  8° 52' 1.68" W

Extensão: 981 metros.
Caracterização do Percurso: Esta Ciclovia é constituída por dois segmentos distintos e unidos, um na Foz do Rio Âncora e outro em frente à Praia de Vila Praia de Âncora, proporcionando uma circulação contínua entre o Rio Âncora e o Forte da Lagarteira.

O primeiro Percurso, mais a Sul, insere-se no novo Parque Ribeirinho de Vila Praia de Âncora - Parque Dr. Ramos Pereira, na foz do rio e, partilha a circulação com os peões. O outro, desenvolve-se num corredor de uso exclusivo a Bicicletas, na Avenida Marginal da praia atlântica.

Os dois Percursos, contínuos, fazem parte do Caminho de Santiago Português.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa no Passeio Francisco Sampaio, na extremidade Sul do Parque Dr. Ramos Pereira. Aqui vai encontrar diversas valências de lazer e prática desportiva, como o Parque de Merendas, o Parque Infantil, o Parque Radical, jardins e esplanadas, etc.

Depois do Rio Âncora, vai passar pelo Posto de Turismo e pela praia de Vila Praia de Âncora, para terminar logo a seguir ao Portinho de Pesca, junto ao Monumento aos Pescadores e ao Forte da Lagarteira.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se na Avenida Marginal de Vila Praia de Âncora, marítima e ribeirinha, entre o rio e a praia.
Utilização: O segmento ao longo do Parque Dr. Ramos Pereira, é partilhado com os Peões. Sendo o restante, o da Praia, de utilização exclusiva para Bicicletas.
Piso e sinalização: O piso utilizado é o betuminoso colorido amarelo, rolante, estando identificada com sinalização de Ciclovia, horizontal, pintada a branco no pavimento.

O Percurso da praia, segregado, desenvolve-se paralelo ao corredor pedonal, encostado à artéria rodoviária.

Declive: Ciclovia plana em quase toda a sua extensão, subindo, ligeiramente, para o Forte da Lagarteira.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha
Inauguração: O segundo Percurso a ser inaugurado, o do Parque Dr. Ramos Pereira, entrou em funcionamento no dia 20 de Setembro de 2009. O Percurso da Praia é pouco mais antigo. O Percurso de ligação ao Caminho das Camboas, junto ao Forte da Lagarteira, mais recente, foi inaugurado oficialmente, no dia 26 de Agosto de 2013.
Notas: Esta Ciclovia une-se, a Norte, ao Percurso do Caminho das Camboas, da Ecovia do Atlântico.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Caminhada/Caminante/Pedestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 27.Outubro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 08.Agosto.2012
2008- | ©ciclovia.pt #