Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
1,130km
Ciclovia: Percurso do Caminho das Camboas.

Ecovia do Atlântico.

Caminho de Santiago: Caminho Português da Costa.
Início/Fim: A Ciclovia começa no Largo Pedro Bogalho, em frente ao Forte da Lagarteira e ao Monumento aos Pescadores, pouco depois do Portinho de Vila Praia de Âncora. Exactamente, onde acaba a Ciclovia da Foz do Rio Âncora.

GPS: 41° 48' 57.03" N,  8° 52' 1.68" W

Fim/Início: Termina na Rua do Caído, Lugar da Cruz Velha, junto ao Nó de Camboas (acesso ao viaduto sobre a Linha do Minho). Exactamente onde começa o Percurso Pedonal e Clicável de Santo Isidoro.

GPS: 41° 49' 26.72" N,  8° 52' 24.59" W

Extensão: 1.130 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso do Caminho das Camboas estende-se ao longo da Avenida do Campo do Castelo, sempre junto à praia e ao mar, proporcionando uma via agradável para passear e sentir a maresia, oferecendo a quem a utiliza excelentes vistas sobre o Oceano Atlântico.

Desde o Portinho de Vila Praia de Âncora, a Sul, até ao Nó de Camboas, a Norte, também este Percurso é parte integrante do Caminho Português da Costa, dos Caminhos de Santiago.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa pouco depois da Capela da Senhora da Bonança e do Portinho de Pesca. Mesmo em frente ao Forte da Lagarteira e ao Monumento de Homenagem aos Pescadores de Vila Praia de Âncora.

Pelo caminho, percorre a marginal atlântica, passando pelo Pátio dos Pescadores e pelo Parque de Pernoita de Autocaravanas, pelo Parque de Merendas do Campo do Castelo e pela Área de Estada da Praia das Camboas. Para além de iluminação pública, em toda a extensão da via, existem, ainda, pontos de água e suportes de estacionamento para Bicicletas.

Camboas, são dispositivos de pesca, construídos na costa marítima. Caracterizam-se por uma estrutura com paredes e portas que dão para o mar, que se abrem quando sobe a maré e proporcionam a entrada de água e peixe. Fecham-se as portas na praia-mar e, com a descida da maré, o peixe fica em seco.

Envolvência: A Ecovia desenvolve-se na zona urbana Norte de Vila Praia de Âncora, na marginal do Oceano Atlântico.
Utilização: Trata-se de uma Ciclovia de utilização exclusiva para Bicicletas e outros modos suaves de locomoção.
Piso e sinalização: O traçado desta via está devidamente identificado, com sinalização horizontal, através da bicicleta deitada e setas direccionais, pintadas a branco no pavimento. O piso utilizado é o betuminoso rolante, colorido amarelo.

A Ciclovia encontra-se entre a via rodoviária e o passeio pedonal. Está delimitada da via rodoviária pelo lancil do passeio e, do corredor de Peões, por um separador, de nível, verde ou de cimento.

Declive: Ciclovia praticamente plana, com um ligeiro declive no final.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha
Inauguração: O Percurso mais antigo, entre o Bairro dos Pescadores e o Nó de Camboas, foi inaugurado no dia 18 de Agosto de 2008. O restante Percurso, de ligação à Ciclovia da Foz do Rio Âncora, foi oficialmente inaugurado pouco depois, no dia 26 de Agosto de 2013, embora já estivesse em funcionamento há alguns meses.
Notas: Este Percurso une-se, a Sul - no Forte da Lagarteira, à Ciclovia da Foz do Rio Âncora e, a Norte - no Nó de Camboas, ao Percurso Pedonal e Ciclável de Santo Isidoro; das Ciclovias de Caminha.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 08.Novembro.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #